A Kinesiologia é um sistema de testes musculares, principalmente qualitativos, cujo objectivo é avaliar os bloqueios nos mecanismos do organismo. Considera estrutura, fisiologia, nutrição, aspectos cognitivos, afectivos e sociais, bem como a energia vital do ser humano, a actualizar os seus mecanismos de recuperação.
É um dos métodos complementares de saúde mais amplamente aplicado no campo da interacção chamado de “mente- corpo”. A palavra significa ciência do movimento, não havendo definição mais clara da realidade da Kinesiologia.
O fundamento da Kinesiologia é que o corpo tem energia de cura inata e está constantemente a fazer tudo o que pode para cuidar de si mesmo, para recuperar o equilíbrio e funcionalidade. Por vezes ocorrem bloqueios neste fluxo.
Ela usa a resposta muscular e a linguagem corporal como referencia para melhorar, integrar e relacionar aspectos físicos, nutricionais, emocionais, mentais e energéticos da pessoa.
Kinesiologia reconhece que existem fluxos de energia e informação no corpo que se relacionam não só com os músculos, mas também com todos os tecidos e órgãos do corpo para o nosso ser ter vida, com os sentidos e sentimentos.
Estes fluxos de energia podem ser avaliados pelo controlo do funcionamento dos músculos, os quais, por sua vez, reflectem o estado geral do corpo no equilíbrio químico, emocional e estrutural.
Assim, a Kinesiologia usa uma modalidade que as terapias mais convencionais ignoram.
A Kinesiologia vai além dos sintomas, preocupa-se com os desequilíbrios na energia do corpo, com a sua informação e vitalidade.
Por tudo isso, a Kinesiologia está intimamente ligada ao conceito Holístico, ou seja, ver o ser como um todo.
HISTÓRIA DA KINESIOLOGIA
A Kinesiologia é a soma das terapias mais eficientes da nossa história
Nos finais dos anos 60, um Médico Quiropratico Americano, George Goodheart, convidou um grupo pioneiro de cientistas para desenvolver a Kinesiologia Aplicada. Teve a ideia de estudar cientificamente várias técnicas de promoção da saúde que algumas medicinas orientais ofereciam.
A liderar uma equipa e com o auxílio da Universidade de Quiroprática, onde leccionava, lançou-se ao objetivo de realizar o seu sonho.
No início da década de 70, completou a primeira edição do manual de Kinesiologia, baseado na Medicina Tradicional Chinesa e a utilizar princípios da Digitopressura, da Nutrição e da Energia Tibetana.
O teste muscular fazia a avaliação das respostas ao stress de um ponto de vista estrutural, químico e emocional.
Vários kinesiólogos usaram a Kinesiologia Aplicada como um degrau importante na formação de outras modalidades de kinesiologia.