Saúde da Alma = Saúde Física

O seu coração é uma obra prima de Deus.

Ele é um instrumento feito de uma energia subtil que poucos sabem apreciar! Na verdade, infelizmente vejo nas vidas de muitos dos meus pacientes que o coração anda sozinho a fazer o trabalho na vida deles – como se vivessem fora dos seus corações e em conflito com as escolhas e decisões deles, como aqueles maridos que ignoram as suas esposas e depois ficam inconformados com as escolhas delas…

O funcionamento do seu coração gere a sua vida inteira. Quando o seu coração se abre você fica apaixonado, se ele se fecha o amor cessa, se o coração se magoa zangamos-nos, deixamos de sentir e ficamos vazios.

Srinis Mindheart Blog

As variações de energia no coração determinam a sua vida e você identifica-se tanto com ele que está habituado a usar a palavra “eu” quando se refere ao que está a acontecer no coração. Mas na verdade você não é o seu coração, você é quem está a experiênciar o seu coração.

O coração é um centro energético, um “chakra” um centro de inteligência física e pode ser estudado e criada uma melhor relação com ele, hoje vamos nessa direção.

Faça este simples exercício comigo – descreva com caneta e papel como são esses momentos na sua vida, mas escreva mesmo, use se possível um papel pautado:

Pense no que é sentir inspiração e entusiasmo, como é quando está a transbordar do seu coração? 

Como foi o último momento desses que você recorda? Como aconteceu?

Agora pense nessa mesma energia a acumular-se no coração e como isso vai torná-lo seguro e confiante!

Se não fez este exercício agora, peço que pare de ler este artigo e tire um instante para fazer o exercício, vai valer muito mais que todo o conhecimento que eu lhe possa partilhar. Falo de coração com o meu coração aberto! 

Overactive Heart Chakra 1

O coração controla o fluxo da energia ao abrir-se e ao fechar-se, é como uma válvula: Encha-se dessa energia e depois deixe-se ficar ali a acumular aquela energia.

Eu prometo-lhe: HOJE vai se sentir diferente, hoje vai ter mais força em si, vai ter mais confiança, e isso vai se ter repercussões no seu dia…Experimente!

O nosso coração está ligado a partes diferentes do nosso cérebro, e cada um deles tem funções diferentes. Por exemplo, através da medicina Ayurvedica sabemos que existem uns pontos marma – ou como lhes chamamos na Kinesiologia “pontos neuro vasculares” – que fazem uma ligação direta entre a inteligência do coração e por exemplo o lóbulo temporal.

Quando esta ligação é experiênciada os sentidos tornam-se mais apurados, num instante você passa a ter vontade de dançar aquela música, ou de parar para ver um por do sol, de pegar no seu gatinho e o abraçar…

Quando se dá um bloqueio nessa mesma ligação, você faz uma enorme pressão nos dentes maxilares e, em caso último, começa a sofrer de bruxismo (uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono).

A origem desse bloqueio é o desfasamento do seu coração com a sua cabeça! O coração a pedir para você relaxar mais, deixar fluir, deixar ir, e a cabeça a sentir dificuldade/medo/culpa/hiper-responsabilidade.

A9b061b2 E8a3 4507 9166 A72bbad59190

Faz 19 anos conheci o Swami Gyanesh. Confesso que o escolhi como meu professor de Ayurveda por causa daquele nome tão estranho, e foi um dos mestres mais importantes na minha vida! Na altura estava no início da carreira e tinha pouco trabalho ainda, e isso preocupava-me, isso tirava-me o sono, isso fazia-me sentir que tudo era tão difícil que eu até rangia os dentes a dormir.

Numa privada que tive com ele (momento em que pude esclarecer dúvidas em privado com ele), ele perguntou se eu sofria de bruxismo, eu disse-lhe que não acreditava em bruxas só em trabalho duro.

Ele riu e disse: “É mesmo disso que estou a falar, você se está levando demasiado sério! Amanhã vamos começar um ciclo de meditações, eu quero que você antes da aula venha ter comigo, eu tenho um trabalho do meu mestre que pode ajudar a soltar isso”.

Eu detestava meditação na altura, pois até á data apenas conhecia a meditação vipassana, que para mim me levava aos picos. Mas no dia seguinte ele surpreendeu-me com uma meditação activa, em que tinha que tocar nuns pontos da cara e fazer umas figuras de urso (custou-me iniciar, mas foi só até aceder ao urso interior).

Depois caiu-me a ficha! O difícil foi depois me portar bem, pois a minha criança interior ficou desinibida, solta e… Bom, nunca mais a consegui prender!

Rapidamente me tornei um adepto das meditações activas, e foi uma viceira que durou uns anos. Osho entrou na minha vida pela mão do Swami-ji (que foi seu discípulo direto), a quem sou eternamente grato, a meditação ao longo dos anos foi tomando outras formas e outros mestres, e os lugares aonde me levaram foi a uma total expansão de consciência.

Cada tipo de meditação teve o seu momento e o seu efeito, por isso hoje quando lecciono os meus cursos de Kinesiologia Avançada, também ensino a quem quiser aprender todos eles.

A meditação é uma excelente forma de alargar em nos o espaço de consciência por onde a energia/luz/cura vai brotar em nós.

Tenta meditar hoje! Veja se o seu dia melhora como melhorou os meus durante estes anos todos.

E caso precise de alguma ajuda, é só clicar no Botão do Whatsapp e me deixar uma mensagem, eu respondo-lhe de volta.

Luz para nós todos!