O QUE É A KINESIOLOGIA

A Kinesiologia procura repor o equilíbrio e funcionalidade do seu corpo.

img_4963
img_4952
img_4969

Kinesiologia é um sistema de testes musculares, principalmente qualitativos, cujo objectivo é avaliar os Bloqueios nos mecanismos do organismo. Considera estrutura, fisiologia, nutrição, aspectos cognitivos, afectivos e sociais, bem como a energia vital do ser humano, actualizando os seus mecanismos de recuperação.

Kinesiologia reconhece que existem fluxos de energia e informação no corpo que se relacionam não só com os músculos, mas também com todos os tecidos e órgãos do corpo para o nosso ser ter vida, com os sentidos e sentimentos.

Estes fluxos de energia podem ser avaliados pelo controlo do funcionamento dos músculos, os quais, por sua vez, reflectem o estado geral do corpo no equilíbrio químico, emocional e estrutural.

O fundamento da Kinesiologia é que o corpo tem energia de cura inata e está constantemente a fazer tudo o que pode para cuidar de si mesmo, para recuperar o equilíbrio e funcionalidade. Por vezes ocorrem bloqueios neste fluxo.

Kinesiologia é um dos métodos complementares de saúde mais amplamente aplicado no campo da interacção chamado de “mente- corpo”. A palavra significa ciência do movimento, não havendo definição mais clara da realidade da Kinesiologia.

Kinesiologia usa a resposta muscular e a linguagem corporal como referência para melhorar, integrar e relacionar aspectos físicos, nutricionais, emocionais, mentais e energéticos da pessoa.

Assim, a Kinesiologia usa uma modalidade que as terapias mais convencionais ignoram.

A Kinesiologia vai além dos sintomas, preocupa-se com os desequilíbrios na energia do corpo, com a sua informação e vitalidade.

Por tudo isso, a Kinesiologia está intimamente ligada ao conceito Holístico, ou seja, ver o ser como um todo.

HISTÓRIA DA KINESIOLOGIA

A Kinesiologia é a coligação das terapias mais eficientes da nossa história

Nos finais dos anos 60, um Médico Quiropratico Americano, George Goodheart, convidou um grupo pioneiro de cientistas para desenvolver a Kinesiologia Aplicada, teve a ideia de estudar cientificamente várias técnicas de promoção da saúde que algumas medicinas orientais ofereciam. Com uma  equipe liderada pelo Dr. George Goodheart, e com o auxílio da Universidade de Quiroprática onde leccionava lançou-se ao objetivo de realizar o seu sonho.

No início da década de 70, o Dr. George Goodheart completou a primeira edição do manual de Kinesiologia, baseado na Medicina Tradicional Chinesa, e utilizando princípios da Digitopressura, da Nutrição e da Energia Tibetana. O teste muscular fazia a avaliação das respostas ao stress de um ponto de vista estrutural, químico e emocional.

Vários kinesiólogos usaram a Kinesiologia Aplicada como um degrau importante na formação de outras modalidades de kinesiologia.

Médicos, dentistas, naturopatas, osteopatas, quiropraticos, enfermeiros e outros profissionais da saúde aprenderam Kinesiologia e incorporaram-no nas suas práticas. As técnicas simples de equilibrio de energia tem sido muito úteis no alívio de dor e de tensão por meio do equilibrio do potencial da pessoa.

Os avaliadores musculares trabalham unicamente na ativação de energias auto-curadoras da própria pessoa e utilizam o teste muscular para suprir informações a partir das quais se tomam decisões.

A Kinesiologia constitui um complemento maravilhoso tanto para as práticas de saúde alternativas / complemetares quanto para a Medicina tradicional.

Não há pré-requisitos para o aprendiz de Kinesiologia Avançada. A técnica está ao alcance de todos, quer para uso em âmbito familiar ou com os amigos, quer como fundamento de uma carreira na Kinesiologia.