A Kinesiologia Aplicada é uma terapia complementar, criada nos Estados Unidos com uma profunda base cientifica. Baseia-se no princípio de que o ser humano é um sistema integrado e indivisível. Cada vez que modificamos este sistema, ele reage com diversos mecanismos (bioquímicos, metabólicos e estrutural). Quando se verifica uma variação no tónus muscular, ocorre uma alteração na postura. Por isso, qualquer input que aportamos a um ser humano, seja de tipo físico, bioquímico ou mental, este responde com uma modificação do tónus muscular.

Os métodos de tratamento da Kinesiologia têm como principalmente objectivo aumentar o nível de energia, estimular a capacidade de auto-cura e, com isso, restabelecer a saúde do paciente. Esta terapia integra outras tão importantes como a Osteopatia, a Acupunctura, a Nutrição, Medicina Tibetana, Terapia Prânica e outras.

As consultas de Kinesiologia iniciam-se com o traçar de um objectivo que cada paciente entenda como fulcral para a alteração do seu estado. O objectivo que damos a uma sessão é extremamente importante, pois dependerá dele o resultado do quadro muscular que iremos tratar.

Os seus objectivos na vida versus o stress que os obstáculos ou desafios lhe provocam determinam o caminho que você segue (ou seja, a forma como os interpreta no seu corpo e para os quais o seu inconsciente procurará o caminho mais fácil)

E se pudesse requalificar esse sentimento que o impede de chegar aonde deseja? Experimente fazer o seguinte exercício:

Reflicta nas suas capacidades e nas suas inclinações…(os seus dons/virtudes), que objectivos gostaria de atingir? Que gostaria de modificar na sua vida? Que está disposto a fazer para atingir esses objectivos?

Agora faça 2 colunas, numa escreva o que sempre quis fazer e tudo que gostaria de fazer no futuro. Escreva também o que o impede de as fazer…Na 2a coluna escreva as coisas que faz, mas que gostaria de melhorar (procure em todas as áreas da sua vida).

Agora faça uma nova lista, a lista dos sonhos não realizados…eles são o seu potencial, olhe para as listas anteriores e comece a escrever de forma mais clara e por ordem de prioridade os seus sonhos e objectivos, escolha os mais importantes…

O que o impede de os realizar? (Descreva para si, as suas crenças) Qual o volume de stress que existe por detrás de cada um deles? (Faça uma avaliação subjectiva 0 a 10)

Esse stress que referiu no ponto atrás está a reter a sua energia vital, e como tal está a reter o seu potencial na vida. Esta energia vital retida (bloqueada) faz o seu corpo sentir-se cansado, entrar em desequilíbrio e, como tal você sente-se inclinado a não ultrapassar este desafio.

Já lhe aconteceu?

Gostaria de mudar isso?
Eu com a Kinesiologia, diagnostico esses desequilíbrios e bloqueios, e com a ajuda de certas técnicas físicas (muito eficientes), eu reprogramo a função do corpo para aceitar a sua nova escolha, potenciando o seu corpo para lhe dar a performance emocional, mental e físico que precisa para realizar os seus objectivos e sonhos.

Por Paul Milhazes
(Quiroprático especializado em Kinesiologia)
Também formador da escola de Kinesiologia Avançada.